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Descubra como o WhatsApp pode impulsionar seu negócio

Você tem WhatsApp? Temos certeza de que alguém, talvez até mesmo um cliente, perguntou isso antes e sua resposta foi sim.

Por Pedro Muniz dia em Blog

Descubra como o WhatsApp pode impulsionar seu negócio
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De fato, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Com 1,2 bilhão de usuários ativos por mês, não há outra plataforma que possa competir com ele quando se trata de eficácia na comunicação

Se você tem um negócio, sabe da importância da presença digital. Assim, é importante estar engajado em plataformas como o WhatsApp, onde estão seus clientes. O poder desse aplicativo de mensagens instantâneas é bem conhecido em todo o mundo e tem sido reconhecido por grandes empresas e profissionais de marketing. 

O WhatsApp faz parte da família Facebook, junto com o Instagram foi comprado por US $ 19 bilhões em 2014. Quando o Facebook lançou o recurso de histórias do Snapchat no Instagram, eles também o expandiram para o WhatsApp e deram ao aplicativo seu primeiro recurso social.

Este artigo mostrará por que o WhatsApp é um componente importante em sua estratégia de marketing. Além disso, vamos dar 6 dicas para você usá-lo efetivamente e assim alcançar seu público-alvo.

Por que o WhatsApp pode impulsionar seus negócios?

Pode ser uma boa ideia começar a planejar uma campanha de marketing agora no WhatsApp. Não há nenhuma barreira para aderir a esse aplicativo. Portanto, tudo que você precisa é de um smartphone. Assim, você poderá divulgar seu negócio de várias formas. Por exemplo, você pode:

- Usá-lo como um aplicativo de mensagens para enviar atualizações de eventos e ofertas exclusivas. 
- Enviar conteúdo multimídia. 
- Obter dados de clientes. 
- Registrar dados e mensagens fazendo backup no Google Drive.

Pronto para vender no WhatsApp?

Saiba que uma das primeiras coisas que você precisa fazer antes de começar a construir sua campanha de marketing no WhatsApp é parar de pensar nele como um aplicativo de mensagens. Veja esse app como uma plataforma de marketing, na qual você pode ampliar sua comunicação com os clientes. 

Confira agora 7 maneiras de usá-lo como parte de uma estratégia de marketing eficaz:

1 - Mensagens de broadcast

Usando o recurso de transmissão de mensagens, você pode enviar uma única mensagem para várias pessoas da sua lista de contatos. É como fazer uma campanha de marketing por SMS. No entanto, atualmente o WhatsApp permite enviar mensagem para no máximo 256 contatos. A dica é postar vídeos e imagens para envolver seu público-alvo.

Além disso, criar listas relacionadas a temas específicos ou segmentos de público também é interessante. Depois que as listas estiverem preparadas, você poderá enviar comunicações unidirecionais especificamente adaptadas para aumentar o engajamento, como acontece no Twitter.

Você pode incluir ofertas, links ou convites em suas mensagens. Por exemplo, se você tem um produto que interessará seu público, por que não enviar através do WhatsApp? Vamos supor que você tenha uma agência de viagens. Então seu público estará interessado em pacotes promocionais, desconto em passagens aéreas, estadias mais baratas, dicas de viagem, etc.

2 - Use o chat de grupo

As mensagens do grupo são compartilhadas com os integrantes que respondem e participam do grupo. Isso é útil quando você precisa fazer uma pesquisa de mercado antes de lançar um produto ou serviço. O recurso de grupo também é a melhor maneira de conceder exclusividade a clientes específicos. 

É também uma forma de encorajar os seus clientes a interagir uns com os outros e talvez introduzir outros clientes existentes para experimentar um novo serviço ou produto que nunca experimentaram antes.

3 - Oferecer atendimento ao cliente no WhatsApp

Fornecer atendimento imediato ao cliente é um luxo para as pequenas empresas. No entanto, o WhatsApp pode ajudar você e sua equipe a responder e atender rapidamente às dúvidas dos clientes.

Como o WhatsApp oferece mensagens multimídia, você pode fornecer atendimento personalizado ao cliente usando texto, áudio ou vídeo. Você pode até mesmo fornecer ajuda através de um vídeo ao vivo ou tutoriais. Isso simplificará ainda mais o processo de suporte ao cliente.

Além disso, lembre-se que o WhatsApp tem um aplicativo para computador. Portanto, se você estiver usando outro software de suporte ao cliente em sua área de trabalho, poderá mesclar facilmente os dois e fornecer um atendimento ainda mais rápido.

4 - Obter feedback

Em vez de telefonar para os clientes, considere enviar perguntas para sua lista via WhatsApp sobre o produto ou serviço prestado. Saiba que, segundo pesquisas, a taxa de abertura de mensagens é de 70%. O feedback dos clientes é importante. Assim, você poderá receber diretamente no aplicativo elogios, queixas e solicitações para melhorar os produtos ou serviços que oferece.

Como o feedback dos clientes é de grande valor, você pode recompensá-los com cupons de desconto para incentivar a fidelidade à marca. Dessa forma, usar isso como parte de uma estratégia de retenção de clientes.

5 - Personalizar a comunicação

Se você estiver fazendo o marketing do WhatsApp corretamente, seus clientes se multiplicarão. E à medida que crescem, você pode personalizar a interação. Isso é particularmente útil para as pequenas empresas, pois o contato direto com os clientes facilita a comunicação, caso precisem de um produto específico, tenham dúvidas ou precisem de suporte ao cliente.

6 - Crie conteúdo de qualidade

Assim como o conteúdo de qualidade é importante para o seu site, também é importante para as mensagens no WhatsApp. Por isso, a dica é enviar mensagens curtas e poderosas. Assim, seu conteúdo deve ser envolvente e concentrar nos benefícios para seus clientes. Portanto, capriche nas imagens, vídeos, gráficos e outros conteúdos que considerar relevante para atrair a atenção dos seus clientes.

7 - Automatize o atendimento e tarefas diárias utilizando o VeloxZAP

Automatização de tarefas no meio empresarial tem se tornado cada vez mais frequente e uma ferramenta tão poderosa quanto o WhatsApp não poderia ficar de fora. Pensando nisto, nós, da NetSuportTI passamos a oferecer aos nossos clientes uma completa automação para WhatsApp. 

Conheça agora o VeloxZAP!

Através do VeloxZAP, você poderá ativar um atendimento automatizado e assim desafogar sua central, oferecendo respostas imediatas e sem intervenção humana.
*+40% das dúvidas comuns dos clientes podem ser respondidas automaticamente.

Além disto, o Robô do VeloxZAP ajuda a reter o visitante do site através do diálogo no WhatsApp gerando leads para todo departamento comercial e integrando com ferramentas de marketing digital e/ou força de vendas.

Uma outra funcionalidade que vale ressaltar é relacionada ao setor Financeiro. Com a ajuda do VeloxZAP você poderá identificar todas as pendências financeiras e sugerir e negociar opções de pagamentos, agilizando assim toda a negociação de dívidas e envios de 2ª via de boletos com total privacidade.

Estes foram apenas alguns dos recursos incríveis do VeloxZAP aliados a esta poderosa ferramenta que é o WhatsApp.

Comece hoje mesmo a impulsionar os resultados do seu negócio utilizando esta parceria de sucesso! 

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